TNT ... Um Novo Começo !!!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TNT ... Um Novo Começo !!!

Bem vindos ao Fórum TNT DIRT
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Opinião - Need For Speed Rivals

Ir para baixo 
AutorMensagem
Roman

Roman


Mensagens : 21
Data de inscrição : 30/04/2013

Opinião - Need For Speed Rivals Empty
MensagemAssunto: Opinião - Need For Speed Rivals   Opinião - Need For Speed Rivals EmptyQua Jan 01, 2014 2:24 pm

Comprei o NFS Rivals no dia de seu lançamento. Pelas imagens que via na internet, esperava um jogo parecido com os anteriores, mas eis que não: é consideravelmente diferente. Depois de mais de um mês jogando, resolvi fazer um review simples.

Os Três Alicerces

A primeira coisa que logo surpreende no jogo é a qualidade gráfica: o jogo conta com uma nova engine gráfica: a Frostbite 3. É muito clara a diferença gráfica em relação aos jogos anteriores da série: há um tipo de iluminação e sombreamento diferentes; a vegetação, algo sempre tão difícil de ser bem-feita nos mundos 3D, entra como um grande destaque do jogo: é muito real e bem caprichada. Ademais, merece destaque a mudança climática: da chuva ao sol, do dia à noite, tudo ficou muito bem caprichado e detalhado. Um ponto negativo seria as nuvens, que na maior parte do tempo são texturas estáticas e sem movimento.

A jogabilidade do jogo mudou: não é aquela jogabilidade, que considero boa, que encontramos em Hot Pursuit ou mesmo no Most Wanted. O drift ainda é um destaque, mas, de modo geral, é diferente, pois os pneus dos carros demonstram ter uma maior aderência: isso dificulta um pouco o drift ao mesmo tempo em que facilita um pouco o ato de fazer uma curva mais fechada. Quando joguei o Rivals a primeira vez, lembrei-me do Undercover (que tinha o carro apregado na pista), mas sem aqueles exageros: no Rivals, há um certo equilíbrio entre aderência e derrapagem.

Já a física do jogo, muito embora haja características arcades tremendas no game, como nos pulos irreais, por exemplo, possui, ao contrário de antecessores, um quê de mais real: os carros são mais "pesados", por assim dizer, e uma batida em alta velocidade pode se tornar um grande acidente, no qual seu carro fica quase todo destruído. O uso do turbo, por conseguinte, deve ser feito com cautela. Além disso, a tarefa de destruir o carro de um policial se tornou mais difícil: se ficar batendo nos carros, há uma grande probabilidade de seu próprio carro ser destruído primeiro.

Modos de Jogo

No jogo, você pode seguir carreira como corredor ou policial. Só joguei como corredor até agora, então é acerca disso que vou comentar. Neste modo, temos vários níveis a alcançar, e mudamos de nível quando completamos uma Speedlist, que é um conjunto de feitos que devemos realizar. Exemplo: tirar segundo lugar numa corrida, eliminar um policial, fazer 50.000 SPs de uma lapada só (SP - Speed Points - é a moeda do jogo), usar o pulso eletromagnético contra outros corredores e assim por diante. A Speedlist sempre vem com mais de uma tarefa para ser efetivada. Quanto aos Speed Points, podemos ganhá-los de várias maneiras: ganhando corrida, destruindo policiais, passando por radares a altas velocidades etc. Eles são imprescindíveis no jogo, principalmente porque é com eles que compramos novos carros e alteramos os já adquiridos.

Tunagem

A tunagem voltou nesse título (assim como a Ferrari). Em termos de desempenho, temos cinco categorias que podem ser alteradas com novas peças: velocidade máxima, aceleração, controle, força e durabilidade. No quesito visual, podemos pintar o carro ou aplicar adesivos. Temos também as tecnologias de perseguição: cada carro tem dois compartimentos onde podemos instalar novas tecnologias como turbo, pulso eletromagnético (PEM), onda de choque etc. E podemos alternar essas tecnologias dependendo dos objetivos que devemos atingir na Speedlist: equipar o carro com PEM e onda de choque não é recomendável quando pretendemos ganhar corridas - o turbo se encaixa melhor junto com um dos dois.

Tipos de Eventos

Temos vários tipos de eventos: contra o relógio, corridas, interceptador etc. Os eventos são encontrados no mundo aberto, e basta apertar Page Up no teclado para participar. Um dos destaques é o Mano a Mano, uma característica do game que traz muito dinamismo: ao encontrar um outro corredor pelas ruas (são vários e vários), basta desafiá-lo, que um novo pega começa, tudo de forma rápida, sem nem mesmo parar o carro. Por várias vezes, saí de uma corrida com perseguição policial e, logo em seguida, iniciei um duelo sem perder tempo.

Os Tão Alardeados 30 Frames Por Segundo - O Peso do Jogo

Causou muita surpresa em muitos gamers o anúncio da empresa desenvolvedora de que o novo Need For Speed estaria com fps travado em 30. E é a assim mesmo, o jogo roda com no máximo 30 fps. Pelo menos, foi assim que veio de "fábrica", e muita gente não gostou, porque supostamente o jogo não fica tão fluído. Pessoalmente, não vejo grandes problemas nisso, mas vi um problema na justificativa dada, ou seja, fizeram isso por causa dos momentos de stress no jogo, para que não houvesse problemas de processamento. Estudando essa parte do jogo e fazendo alguns testes, minha hipótese é a de que, se o fps fosse destravado, haveria uma grande variação de fps; ou seja, nesse quesito, o jogo foi mal otimizado e poderíamos ter uma grande queda de frames por segundo em certos momentos, o que é um efeito bastante desagradável. Resolveram então deixar 30 fps meio que fixos.

Por outro lado, com um comando adicionado no atalho do jogo é possível aumentar o fps e deixar o jogo rodando a 60 frames por segundo. O comando é:

-GameTime.MaxSimFps 60 -GameTime.ForceSimRate 60

Há somente um problema: sua placa de vídeo tem que ter força para rodar o jogo aos 60 fps mesmo, pois isso não é um limite máximo, mas um valor fixo para o fps. Ou seja, se sua placa não aguenta os 60 e processar, digamos, 40 frames por segundo, então o jogo ficará em câmera lenta, pois ele não reduzirá o fps para 40, mas vai tentar processar à força os 60.

Aqui no meu PC o jogo rodou com 60 fps em quase todos os locais, mas em certas regiões com muita vegetação ou regiões abertas, que possuem muitos objetos para serem renderizados, o fps caiu um pouco, ficando em torno de 55 e, em casos extremos, de 38 frames por segundo. Então mudei o comando, coloquei 45, e estou rodando o jogo a 45 fps cravados.

Por aí também se vê o peso do jogo: não é nada leve se o gráfico for setado no máximo. O manual do jogo coloca como requisito recomendado uma placa de vídeo AMD Radeon HD 7870. O meu PC tem uma melhor do que essa: uma Radeon HD 7950, com 3 GB de RAM e 384-bit, com um I7 como processador, e mesmo assim não configurei para rodar a 60 fps, pois o PC não segurou os 60 fps em todas as partes do mapa.

Vale a Pena?

Isso vai de cada um, mas considerei um grande jogo, apesar de alguns raros bugs (como a pista sumir repentinamente e o carro cair num abismo sem fim) e de algumas quedas nos servidores da EA no modo online (que não tenho jogado muito, por isso deixei de comentar). O que observo é que grande parte das críticas que são dirigidas ao jogo são infundadas ou até infantis. O game é muito bom, muito bem-feito. Nota 9,0.

Screenshots e vídeo

40 screens que tirei:

http://vimeo.com/83175293

Pequeno vídeo que gravei sem querer, enquanto tirava as screens (apertei na tecla errada):

https://www.youtube.com/watch?v=kQJVgw2afMk
Ir para o topo Ir para baixo
 
Opinião - Need For Speed Rivals
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
TNT ... Um Novo Começo !!! :: Outros :: Tutoriais, dicas e afins-
Ir para: